Missa em espanhol !

A Escola América sem fronteiras linguísticas convida para participar da Missa e espanhol na Catedral de Florianópolis, em ação de graças pela indepedência do Chile, pela paz e pelos povos originários do planeta !
 

Na imagem é apresentado ao redor do Corpo de Cristo a Wiphala.Ela pode ser vista no Equador, mas também a muitos quilômetros dali, no Peru. No norte da Argentina e no Sul do Chile sua presença também será notada. Na Bolívia é hasteada ao lado da nacional. Ultrapassando fronteiras, resistindo ao tempo, e se enchendo de ressignificados, a Wiphala tremula de norte a sul da cordilheira dos Andes, e é um símbolo de união a todos povos originários andinos e toda a América Latina

As cores se originam no arco-íris, tomado como referência pelos antepassados andinos, para mostrar a composição e estrutura dos emblemas e organizar a sociedade comunitária e harmónica dos Andes.

Vermelho: Representa o Planeta Terra (aka-pacha), é a expressão do homem andino, no aspecto intelectual, é a filosofia cósmica no pensamento e conhecimento dos Amawatas.

Laranja: Representa a sociedade e a cultura, é a expressão da cultura, também expressa a preservação e procriação da espécie humana, considerada a mais apreciada riqueza patrimonial da nação, a saúde e medicina, a formação e educação, a prática cultural da juventude dinâmica.

 

Amarelo: Representa a energia e força (ch’ama-pacha), é a expressão dos princípios morais do homem andino, é a doutrina de Pacha-Kama e Pacha-Mama: a Dualidade (chacha-warmi) são as leis e normas, a prática coletiva da irmandade e solidariedade humana.

 

Branco: Representa o tempo (jaya-pacha), é a expressão do desenvolver e a transformação permanente do Quallana Marka sobre os andes, e o desenvolver da ciência e a tecnologia, e arte, e trabalho intelectual e manual que gera a reciprocidade e harmonia dentro da estrutura comunitária.

 

Verde: Representa a economia e produção andina, é o símbolo das riquezas naturais, da superfície e sub-solo, representa terra e território, e assim mesmo a produção agropecuária, a Flora e Fáuna, as reservas hidrológicas e minerais.

 

Azul: Representa o espaço cósmico, o infinito (araxa-pacha), é a expressão dos sistemas estrelares do universo e os efeitos naturais que estão sobre a terra, é a astronomia e a física, a organização socioeconômica, política e cultural, é a lei da gravidade, as dimensões e fenômenos naturais.

 

Violeta: Representa a política e ideologia andina, é a expressão de poder comunitário e harmônico dos andes, o instrumento do estado, como uma estância superior, que é a estrutura do poder, as organizações, sociais, econômicas e culturais e a administração do povo do país.

 

SOBRE NÓS

 A Praça da Matriz de Nossa Senhora do Desterro sempre foi o centro da Vila do Desterro, depois cidade de Florianópolis. A seus pés, nasceu a cidade. Foi o centro de onde se originaram, irradiando-se para os lados e para os fundos, as primeiras ruas. Para o pequeno povoado, o Largo da Matriz era o principal ponto de encontro, onde os moradores, nas horas de ócio, discutiam seus problemas, comuns ou individuais. Hoje continua sendo ponto de encontro dos moradores e visitantes.

LOCALIZAÇÃO

(48) 3224-3357 / (48) 99114-9448

 

R. Padre Miguelinho, 55 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-102

 

sercretaria@catedralflorianopolis.org.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2020 por Catedral Metropolitana de Florianópolis. Orgulhosamente criado LB Sistemas.