Programação da

Semana Santa na Catedral

TRÍDUO DA SEMANA SANTA
CATEDRAL METROPOLITANA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Celebração da Via Sacra

seguida de Santa Missa, 17h30, na Catedral nos seguintes dias:

 

Dia 15 de Abril - Segunda-Feira Santa 
 

Dia 16 de Abril - Terça-Feira Santa 

Dia 17  de Abri - Quarta-Feira Santa
 

Obs.: Todos os dias, durante a Via Sacra e Santa Missa, haverá atendimento individual de Confissões.
 

DIA 18 DE ABRIL 
QUINTA-FEIRA SANTA
INSTITUIÇÃO DOS SACRAMENTOS 
DA ORDEM E DA EUCARISTIA
Santa Missa do Crisma

Às 09h – A Catedral Metropolitana estará recebendo os Bispos, Padres e Diáconos da Arquidiocese, para a Santa Missa Solene do Crisma, com a bênção dos Santos Óleo da Crisma, dos Enfermos e do Batismo.

 

Santa Missa da Instituição da Eucaristia

e do Lava-Pés

 

 

 

 

Às 19h30 – Na Catedral Metropolitana, se dará início a Santa Missa Solene, durante a qual iremos recordar a Santa Ceia, e a instituição do Sacramento da Eucaristia, repetindo o gesto singelo e humilde, praticado por Jesus: o lavar os pés dos discípulos.

obs.: Após a Santa Missa acontecerá a Vigília de Oração até as 24h, quando a Catedral será fechada, para reabrir às 08 horas da manhã, da Sexta-Feira Santa.

DIA 19 DE ABRIL 
SEXTA-FEIRA SANTA
DA PAIXÃO E MORTE DE  JESUS CRISTO

É dia santo de guarda. É dia de jejum e de abstinência de carne e de todos os vícios. É dia de penitência e de oração. É dia de silêncio profundo, para meditar e avaliar a própria vida. Para aqueles que desejarem receber o perdão de seus pecados, durante todo o período da manhã, entre 08 às 12 horas, haverá Padres na Catedral disponíveis, para ouvir confissões individuais e conceder absolvição de pecados.

Durante todo o período da manhã,  até às 14 horas, a Catedral estará aberta para acolher os fiéis que desejarem fazer sua hora de oração com o Senhor.  Para cada horário haverá uma Pastoral ou Movimento Católico encarregado de conduzir as reflexões e preces dos fiéis.

Obedecendo á antiga tradição, todos os batizados são chamados a participar da Celebração Solene da Paixão e Morte do Senhor, que se desenvolve seguindo quatro momentos fortes e importantes:

1º - Paixão Proclamada – quando somos convidados a ouvir, ler e meditar sobre tudo que, na Bíblia Sagrada refere-se ao Sacrifício de Cristo.

2º - Paixão Invocada – quando é entoada solenemente a Oração Universal, pela qual a Igreja dirige preces e súplicas em favor da humanidade e de suas instituições religiosas e públicas.

3º - Paixão Venerada – quando a Igreja é convidada a olhar a Cruz e nela venerar a imagem do Cristo crucificado, prostrando-se em profunda e respeitosa reverência, para o humilde gesto do “Beija Cruz”.

4º Paixão Comungada – embora na Sexta-Feira Santa não aconteça a Celebração de Sacramentos, nesta solenidade todos os fiéis presentes são convidados para receber em comunhão o Corpo de Cristo.

17h30 – Encenação da Paixão de Cristo, que será apresentada no Adro e escadaria da Catedral Metropolitana pelo Movimento Jovem Água Viva, da Paróquia Militar Nossa Senhora do Loreto, da Base Aérea de Florianópolis.

 

Após a apresentação, dar-se-á início à Solene Procissão, levando a veneranda imagem do Senhor Morto.

Obs.: Pede-se aos que vierem participar da Procissão do Senhor Morto, trazerem de casa uma pequena cruz de madeira, representando seus sacrifícios pessoais praticados durante a quaresma. 

Dia 20 de Abril 
Sábado Santo

Neste dia santo em que Nosso Senhor Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida seus filhos e filhas dispersos por toda a terra, a se reunirem em Vigília de Oração, para ouvir a Palavra de Deus e Celebrar os Sagrados Mistérios da Fé, com a firme esperança de participar do triunfo de Cristo sobre o pecado e a morte.
A Vigília Pascal do Sábado de Aleluia é a mãe de toda a liturgia, da qual  devemos fazer o máximo esforço para participar. Na catedral. Na Catedral, a Vigília Pascal iniciará às 19h30, com o rito da bênção do fogo novo.

Dia 21 de Abril 
 DOMINGO DA PÁSCOA 
DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

“Este é o dia que o Senhor fez para nós” 

É o Dia Eterno, que Santo Atanásio chamou de grande domingo

que ainda não acabou, pois em cada Santa Missa

celebramos o Mistério da Paixão, da Morte e da Ressurreição do Senhor.

 

Horários das Santas Missas

Na Catedral Metropolitana:
07h30; 
09h30; 
18h 
19h30

No Asilo Irmão Joaquim: 
08h30

Na Igreja do Rosário: 
19h 

Na Igreja São Sebastião:
19h

© Copyright LBsistemas 2013 by Nidrev

  • facebook-square
  • twitter-bird2-square