Sacramentos

Os sacramentos foram instituídos por Cristo e são sete: o Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção do Enfermos, Ordem e o Matrimônio. Os sete sacramentos atingem todas as fases da vida. Dão à vida de fé do cristão origem e crescimento, cura e missão.

Batismo

 

Jesus vem ao encontro do homem com o Batismo para fazê-lo nascer para a graça: torna visível, através de um sinal, sua dignidade de filho de Deus e participante da vida divina, da Vida Nova trazida por Cristo. Constitui-o herdeiro de Deus, co-herdeiro com Cristo, membro vivo da Igreja, comprometido com o Plano de Deus; torna-o participante da missão sacerdotal-profética e régia de Cristo; infunde-lhe as sementes da Fé, Esperança e Caridade; torna o homem templo da Santíssima Trindade.

Fundamentação bíblica: Mt 3,13-17; 28, 19-20; Jo 3, 1-8; At 8,36-37; Rm 6,3-11; Gl 3,26-27;

         Na Catedral 

Acontece PRATICAMENTE em todo domingo, após a Santa Missa das 9h30.

As inscrições para o Batismo, na Catedral, poderão ser feitas de segunda até quinta-feira da semana que antecede ao batizado. No ato da inscrição cobrar-se-á uma taxa simbólica de R$ 35,00 e deverão ser apresentados os seguintes documentos:

  • Registro de nascimento da criança;

  • Certidão de casamento religioso dos pais(se forem casados);

  • Comprovante do encontro de preparação para o Batismo (pais e padrinhos);

  • Xerox da identidade dos padrinhos;

  • Comprovante de Crisma dos Padrinhos ou certidão de Casamento Religioso;

  • Autorização da paróquia onde residem os pais, quando não residirem na ilha, ou comprovante de residência, quando residirem na ilha.

Encontro de Preparação de pais e padrinhos para o sacramento do Batismo:

          Catequese Batismal: Preparação para o Sacramento do Batismo 

É oferecido mensalmente na Catedral, sempre das 19h30 às 21h30. As inscrições abrem uma semana antes do curso. Para inscrever-se basta apresentar o documento de identificação dos participantes na secretaria paroquial.  

 
As inscrições são feitas na Secretaria Paroquial, uma semana antes da data desejada.
Qualquer pessoa pode fazer a inscrição, desde que apresente a cópia do documento de identidade daquele que participará do curso.


ATENÇÃO AS  VAGAS SÃO LIMITADAS!

 

Confirmação ou Crisma

O homem já adulto responde à realidade do crescimento que acontece no sacramento do Crisma (ou confirmação do Batismo). Com a graça especial do Espírito Santo para que o cristão adulto possa defender sua fé; é força do Espírito Santo para as lutas na vida, na vivência e proclamação do Plano de Deus; força, coragem para denunciar tudo o que está contra o Projeto de Deus. É a mesma força dos apóstolos e mártires cristãos de todos os tempos.

Fundamentação bíblica: At 2,1-11; 8,14-17;19,1-7

          Na Catedral

As inscrições são abertas todo início de ano e os encontros começam em março. Para adultos, os interessados devem entrar em contato com a secretaria paroquial.

 

Reconciliação


Mesmo adulto, o homem percebe suas limitações, sente-se de modo especial na luta pelo bem, ao fraquejar nas virtudes, ao novamente dizer não ao plano de Deus, quando acontece o pecado... Aí, vem-lhe Cristo ao encontro, Amigo como nunca, feito gente para entender de gente.. Vem ao encontro com o sacramento de maior bom senso que poderia ter instruído: a Penitência ou Confissão, a Reconciliação. Tão adequado às realidades, às necessidades do homem, esse é o sacramento do amor Misericordioso de Jesus, que estende a mão ao homem para levantá-lo e reanimá-lo na caminhada.

Fundamentação bíblica: Mt 16, 18-19; Jo 20,23

          Na Catedral

 

Antes e/ou durante as Santas Missas no confessionário ou no expediente paroquial de terça a sexta-feira das 9h às 11h e das 14h às 17h.

Ordem


Cristo é o único sacerdote. Porém, ele "fez de nós um reino de sacerdotes para Deus, meu Pai (Ap 1,6). São Pedro dizia que a comunidade cristã é um "sacerdócio santo, sacerdócio real"(I Ped 2,5.9). Portanto, pelo batismo, fomos todos unidos a Cristo sacerdote, e oferecemos a Deus o universo inteiro como sacrifício de louvor. Quem é batizado participa do sacerdócio comum dos fiéis, ou seja, une-se a Cristo sacerdote na oferta e no louvor a Deus. Aqueles que receberam o sacramento da ordem, além de participarem do sacerdócio comum dos fiéis, fazem parte do sacerdócio ministerial, ou seja, são ministros qualificados de Cristo para dirigir a Igreja, presidir a comunidade e administrar os sacramentos. Através da sua ação mostram a presença de Cristo na comunidade.

          Na Catedral

 

Procure um dos nossos sacerdotes para tirar dúvidas sobre a beleza deste sacramento. Você também pode fazer um acompanhamento vocacional com nosso Seminário Arquidiocesano, entre em contato pelo (48)3234-4443.

Unção dos enfermos


O sacramento da Unção dos enfermos é conferido às pessoas acometidas de doenças perigosas, ungindo-as na fronte e nas mãos com óleo devidamente consagrado. Se o enfermo que recebeu este sacramento recobrar a saúde, pode, em caso de recair em doença grave, receber de novo este sacramento.

Fundamentação bíblica: Mc 6,13; Tg 5,14-15

         Na Catedral

 

Procure a Secretaria Paroquial para agendar uma visita.

 

Matrimônio


É o sacramento que abençoa e consagra a união do homem e da mulher num contrato sagrado e indissolúvel (Mt 19,4), para se amarem, procriarem e educarem seus filhos. A graça sacramental ajudará a ambos e os filhos a se santificarem e construírem o Reino do Plano de Deus.
O lar cristão é o lugar em que os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. Por isso, o lar é chamado, com toda razão, de "Igreja doméstica", comunidade de graça e de oração, escola das virtudes e da caridade cristã.

Fundamentação bíblica: Gn 2,18; Mt 29,4; Ef 5,21-31; I Cor 7,1-7, I cor 13, Cl 3,18ss; Ef 6,1.

          Na Catedral

Procure a Secretaria Paroquial para verificar a agenda da Catedral e dar entrada no processo matrimonial. São necessários os seguintes documentos: certidão de batismo atualizada; comprovante do curso de noivos; fotocópia do RG, CPF e comprovante de residência e taxa de R$ 95,00. É preciso entregar a documentação com dois meses de antecedência.

Eucaristia

 

Para alimentar a vida que lhe corre nas veias, o homem deve alimentar-se diariamente. Assim também: para alimentar a vida divina da Graça, o filho de Deus necessita de um alimento adequado. A Eucaristia é o sacramento através do qual Cristo reúne os irmãos à sua mesa para alimentá-los com o Pão dos Anjos, onde Ele, pessoalmente, está presente e se dá como alimento.


Na Eucaristia, como Sacrifício (Missa), Ele reatualiza o maior ato de amor jamais conhecido: quando morreu por nós. Dá-se como alimento, fica presente em nossos sacrários, para se tornar o amigo de qualquer hora.

Fundamentação bíblica: Jo 6,22-71; Mt 26, 26-28; Mc 14, 22-25; Lc 22, 19-20.

      Na Catedral

 

Santa Missa: Segunda a sexta-feira às 6h30 e  18h15; Sábado às 18h15; Domingo às 7h30; 9h30; 18h e 19h30. Adoração ao Santíssimo Sacramento: Quinta-feira às 19h.

© Copyright LBsistemas 2013 by Nidrev

  • facebook-square
  • twitter-bird2-square