Restauração da Catedral

1/2

   A restauração da Catedral Metropolitana de Florianópolis começou em 2005. Já foram recuperados as coberturas e estruturas, a área externa, fachada, controle de umidade e iluminação externa. Também foram instalados ar condicionado e câmeras de segurança na parte interna e externa da Catedral. Patrimônio histórico municipal e estadual, a restauração procura recuperar a própria originalidade de cada peça e espaço da Igreja Mãe da Arquidiocese.

Atualmente, terminou a quarta etapa das obras de restauração. Desta vez, foram recuperados os sete altares dedicados na igreja, uma vez que os primeiros foram edificados no ano de 1953, em conjunto com o próprio templo. Os profissionais já entregaram o altar-mor, os dois retábulos laterais, um dedicado a São José e ou outro a Santa Ana, a cena central da pintura mural do Arco Cruzeiro e os altares laterais onde está a imagem de Santa Catarina de Alexandria, e o Sagrado Coração de Jesus. No altar-mor está a imagem da padroeira Nossa Senhora do Desterro, que retorna em destaque depois de aproximadamente 110 anos.

   No último dia 25 de novembro foram reabertas as capelas do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora das Dores. Depois de um processo de estudos e trabalhos, a Capela do Santíssimo trará os aspectos originais da pintura no altar.

   As obras são conduzidas pela empresa Concrejato, especializada no restauro de edificações históricas, e especialistas da área de restauração dos bens integrados e obras sacras.  As últimas etapas da reforma incluem o Complexo da Catedral, onde faz parte a casa paroquial e os antigos cinemas Roxy e Ritz, as esquadrias, o órgão de tubos e o interior das torres. A previsão do investimento total da obra é de R$ 12 milhões.


   Como ajudar - Ajude você também na restauração da Catedral Metropolitana de Florianópolis.Faça sua colaboração espontânea. Passe na Secretaria Paroquial, no horário das 9 às 12h e das 13h às 17h30 e preencha um cadastro. Colabore com a Igreja de Nossa Senhora do Desterro.

© Copyright LBsistemas 2013 by Nidrev

  • facebook-square
  • twitter-bird2-square